Diário de Viagem Lima – Cuzco – Machu Picchu

machu_picchuComo você planeja uma viagem? Bom, eu tenho um modo muito peculiar de planejamento de viagem. Decido o lugar e vou. Com o mínimo de informações possíveis. Por que eu faço isso? Simples, porque gosto de emoção. Não tenho nada contra quem gosta de planejar com antecedência para minimizar os imprevistos. É muito mais divertido lidar com eles do que tentar anulá-los. Viajar assim é legal pois você acaba por ter que resolver os pequenos obstáculos no meio da viagem e de forma imediata. E no final das contas são estes pequenos obstáculos que serão contados e lembrados no futuro.

Semana passada resolvi viajar para Lima no Peru. E aqui vou relatar os pontos mais legais da viagem. Tudo começou com uma sexta-feira normal em Curitiba. Bate papo com o pessoal do EBC no estação. Depois uma sinuca com alguns marginais de primeira. Baladinha no Vox. Passagem pelo underground curitibano e enfim para casa. Quando chego em casa vejo que tem um email com promoção de passagens da TAM. Chamo um amigo no msn e a conversa que se segue é a seguinte:

Slonik: tae?
Fernando: to… inclusive to quase comprando uma passagem pra Lima
Slonik: Baratinha a passagem
Fernando: Vamos junto???
Slonik: hum
Slonik: Vai fazer o que lá?
Fernando: pegar uma balada…. huahauhauhuaah
Slonik: HUAHAUHUAHUA (isso significou um sim na minha concepção então emiti dois bilhetes)

Após este pequeno diálogo eu realmente emiti as passagens e fui dormir, afinal tinha menos de 24 horas até a partida do vôo. No meio da tarde meu comparsa me liga e diz que precisávamos de vacina de febre amarela. Primeiro obstáculo a ser vencido antes mesmo de embarcar pro Peru. Achamos um posto de saúde 24 horas e lá fomos nós tomar a vacina obrigatória (na verdade mais tarde descobrimos que ela deixou de ser obrigatória).

Partimos de Curitiba rumo a Lima no domingo pela manhã. Ao chegar em Lima tentamos fazer conexão para Cuzco no mesmo dia, mas não havia mais vôos neste dia. Na verdade nossa primeira intenção era alugar um carro e ir até Cuzco por terra. Desistimos quando nos disseram que a distância entre as duas cidades era de 1200 quilômetros. Compramos as passagens na StarPeru (uma espécie de Pantanal peruana muito, mais muito piorada). Ainda no aeroporto decidimos alugar um carro e procurar um hotel para ficar.

Alugamos um Kia Picanto genérico. Eu nunca tinha visto um carro tão pequeno. Enquanto eu pilotava o Slonik navegava com o auxílio do GPS. E lá fomos nós nos aventurar pela cidade de Lima. Neste meio tempo descobrimos que era necessário pegar um trem de Cuzco para Machu Picchu. E lá fomos nós resolver mais este obstáculo. Chegamos no Larcomar e lá reservamos nossos lugares no trem. Ainda deu tempo de sair tomar um Pisco Sour na noite de Lima.

Segunda-feira voltamos para o aeroporto e embarcamos rumo a Cuzco. Chegamos a Cuzco sem saber onde iríamos ficar. No aeroporto mesmo resolvemos mais este obstáculo. Pegamos uma van e fomos para o hotel. Minha cabeça estava explodindo por causa da altitude. Cuzco fica a 3500 metros acima do nível do mar. No hotel nos ofereceram o famoso chá de coca. Foi o que salvou o dia, pois a cabeça parou de doer na hora. Ainda no hotel acertamos os últimos detalhes para pegar o trem rumo a Machu Picchu no dia seguinte. Tiramos a segunda para passear em Cuzco e relaxar. A noite resolvemos sair. Por ser uma segunda-feira achávamos que não ia ter nada aberto. Que nada. Foi a balada mais legal que eu peguei na minha vida. Girls gone wild on E! literalmente. Slonik que o diga. Tomamos uns 12 Pisco Sour por baixo. Isso numa segunda-feira. Depois descobrimos que todos os dias são assim em Cuzco, pois é o destino mais visitado da América Latina. Tem para todos os gostos: latinas, americanas, húngaras, francesas, alemãs, italianas, name it. Sabe que após uns 10 Piscos Sour você pode começar a ver coisas. E não é que eu vi um Coxa Branca perdido lá? Até conversei com o cara. A hora teimava em não passar para a minha sorte. Depois descobri que era por causa das duas horas de diferença de fuso horário.

Terça partimos com o que sobrou da carcaça para Machu Picchu. São 4,5 horas de ida e mais 4,5 de volta com um trem nível américa latina. Quando o trem para ainda é preciso pegar um ônibus para subir até as ruínas. São mais 30 minutos de viagem. A nossa demorou um pouco mais porque nosso ônibus quase despencou precipício abaixo por uma imprudência do motorista. O Slonik filmou as tiazinhas gritando de desespero. Eu tive um acesso de riso com misto de preocupação. Por sorte só uma roda ficou para fora da estrada e o motorista fez uma manobra para evitar a queda.

Finalmente chegamos nas ruínas. Eu não tenho palavras para descrever o que eu vi e o que eu senti. Fui pegar uma balada em outro país e acabei com uma experiência espiritual única na bagagem. Valeu cada emoção vivida para chegar lá. Muitos diriam que foi uma viagem ruim e com vários problemas. Pois para mim foi uma das viagens mais legais que eu fiz. Não sei você, mas eu não consegui ver nenhum obstáculo ou problema nesta aventura. Ter problemas ou obstáculos nesta vida é a coisa mais natural do mundo. Ser vencido por eles é opcional.

Entre aviões, trem e ônibus gastamos 25 horas em viagem para chegar a Machu Picchu e ficar lá somente 4 horas. Você pode perguntar se valeu a pena. Eu diria que valeu cada segundo. Inclusive quero voltar para lá, mas desta vez fazer a Trilha Inca que é um caminho a pé que vai de Cuzco até Machu Picchu. Ela possui uma extensão de uns 70 quilômetros e leva em torno de 4 dias para ser feita.

Uma dica. Da próxima vez que você for comprar um pacote de viagem em uma agência de turismo pense duas vezes se vale a pena fazer tudo certinho e com segurança como todo mundo faz. Ah, e se quiser participar da minha próxima aventura é só deixar seus contatos pelo formulário de contato. Mas eu já vou avisando que você pode receber uma ligação minha às 4 da manhã convidando para ir a algum lugar pitoresco pegar uma balada. E eu não aceito um não como resposta. ;)

Be wise.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Diário de Viagem Lima - Cuzco - Machu Picchu, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Also read...

Comments

  1. oi
    já conheço machu pichu. e estouindo agora dia 20 de maio com minha irmã e minha mãe. (80 anos) presente de niver)
    estou pesquisando como fazer para minha irma ir ate machu pois não tenho como levar novamenbte minha mãe pela altitude; estou pesquisando algum tour para minha irmã. você tem, idéia????
    gostei muito de teu relato acerca da aventura. te digo que vale tb a pena fazer o cminho de santiago. já o fiz duas vezes e valeu muito. já está na hpra de faze-lonovamente.
    um abraço
    olga

  2. Olá Olgadiel,

    Ao desembarcar no aeroporto em Cuzco você pode conversar com algum guia turístico para que ele faça o trâmite pra você. Se eu não me engano pegamos o guia da segunda “lojinha” a sua esquerda logo após pegar as bagagens. O trem (ida e volta) mais o ônibus (ida e volta) mais a entrada no parque e o guia em Machu Picchu já incluso saiu por US$ 180,00 se eu não me engano. O preço é esse mesmo. Qualquer outra dúvida é só dar um grito.

    Boa viagem :D

  3. obrigada pela dica fernando. Vou tentar fazer isso , ou melhor ela, pois minha irmã é que vai sola. mas ela não fala espanhol e é meio retraida mas ir a lima e não ir a machu é como ir ao rio enão ver o cristo não é verdade ?????
    vamos ver se ela tem coragem de encarar. eu que tenho 56 ja fiz o caminho de santiago de compostela sozinha por duas vezes e valei por demais!!!!!
    obrigada !

  4. Olgadiel,

    O caminho de Santiago eu ainda não fiz, mas ele está na lista. ;)

    E pode dizer pra sua irmã ir sem medo porque é super tranquilo. Você é quase agarrado pelos guias turísticos no aeroporto de Cuzco. Não tem erro,. Além disso, a cidade é super segura, inclusive a noite. Tem muita polícia na rua. Ninguém em nenhum momento nos incomodou.

    Sobre falar espanhol, o pessoal é bem receptivo e se esforça pra entender o português.

  5. Olá!!
    Adorei o teu relato da viajem,os detalhes,nossa que aventura.Eu gostaria de fazer o que fizestes,mas sou honesta ,me falta coragem.Vou A Machu Pichhu,mas por agencia.Muito legal!! abração

  6. Fernando, eu sou exatamente assim….nada planejado, essas sao as melhores. Tô indo p lá esse mes, passei um email p meu amigo, e lá vamos nós. Tô querendo fazer essa trilha…Se estiver afim junte-se a nós. bjusssssss

  7. fernando…..
    eu morro de vontade de conhecer Machu pichhu, mas ainda nao me apareceu oportunidade, vou ver se consigo ir o mais rapido possivel por isso gostaria de saber da grana quanto teria que legar ?

  8. Ola Fernando amei a locura que você fez, apesar deu querer fazer isso ainda não posso pois sou demenos mas sempre que rolar uma oportunidade estarei quero muito conhecer Cusco poir tenho um amigo lã e como vc definiria Cusco como ela sei que é muit omovimentada mas como deve se agir ?
    quero muito ir pra la por que cada vez mais me encanto por Perú

    obrigada !!!!

  9. Fernando, estou agora dentro do busão da Cruz del Sur indo a Cuzco. Saí de Lima as 16 hs e se foram 4h40min de viagem e ainda faltam 18 horas! Estou fazendo a vigem no seu estilo: to indo sozinho sem nada marcado…. não sei o q voue ncontrar lá mas me excita a aventura do novo, a aventura das coisas de surpresa sem programação; Já fui 2x a Buenos Aires assim e agora o Peru. Isso sem contar as viagens nacionais. Curti muito seu relato e fico feliz que existam mais “loucos” como eu. Depois mando relato de como foi a viagem.

  10. Só pra vcs entenderem, no busão tem net e meu notebook me acompanha nas aventuras…

  11. Legal Walter.

    Você vai curtir Cuzco. Reserve uns 2 dias pras baladas. Vale a pena. E se tiver tempo vá para aguas calientes. Ah, na plaza de armas em Cuzco tem wifi gratuita.

    Não esqueça de mandar seu relato quando a aventura acabar.

    Boa viagem

  12. To arrepiado cara! Parabens pelo relato. Sou paraense, mas já morei em diversos lugares do Brasil e hoje estou no Estado do Rio – nômade e aventureiro nato, mas infelizmente não tenho companhias que gostam das mesmas coisas. Porém, não vou mais adiar meus sonhos por causa de outras pessoas e se em cima da hora todos desistirem eu vou sozinho!
    O plano inicial é ir sabendo as cidades a serrem visitadas, mas sem muita programação pq tbm gosto do acaso: Rio –> Porto Alegre –> Chui –> Uruguai (Montevideu e Punta del este) –> Argentina (Buenos Aires, Bariloche, Córdoba e Mar del Plata) –> Chile ( Santiago, Viña de Mare, Vale Nevado) e voltar.
    Mas de uma semana pra cá tenho amadurecido muito a idéia de incluir Lima e Machu Picchu no roteiro (sem muitas baladas hahahaha).
    Caso conheça algum lugar desses gostaria de algumas dicas suas.
    Sei que existem diversar formas de fazer viagem com pouco dinheiro, basta termos informações corretas rsrsrs Então nao sei se incluo Machu Picchu pq ainda me faltam infos.
    Qts dias preciso para fazer uma viagem dessa?
    Qto se gasta?
    Conhece hospedagem barata, como albergues etc?
    Meios de transporte?
    Onde comer?
    Enfim, o que vc puder me dar de info vai ser muito bem vinda.
    To indo em agosto e de repente posso cortar algum destino anterior como Mar del Plata e Córdoba caso vvalha mais a pena Lima e Machu Picchu.
    Abraço

  13. Olá galera! Estou de volta ao Brasil e quero relatar a vcs um pouco de minha viagem ao Peru. Como disse a vcs, fui de ônibus de Lima a Cuzco. Foram 22 horas de ida em um ônibus double deck (fui na poltrona individual embaixo). A Rodovia Panamericana, no início da viagem é bem plana e vc nem sente a viagem. Acabei dormindo na ida pois não tinha uma vista de onde eu estava. A estrada não tem postos de gasolina como no Brasil, por exemplo, em uma viagem SP – Curitiba, que vc pára em Registro num mega posto com todos os serviços e alimentação. Eles trocam de motorista a cada 4 horas, porém, param no acostamento, eles trocam e a viagem continua praticamente sem parar. Quando cheguei a Cuzco entendi o que era a tal da altitude. Sofri muito com ela. Não me adaptei com as Soroche Pills, vendida em farmácias, e tive que comprar latas e latas de oxigênio. Gastava cerca de 2 latas por dia! Mas depois de uns 2 dias vc se adapta. Fui comprar meu bilhete na PeruRail para descer com o trem turístico. O trem não sai de dentro de Cuzco. Vc precisa tomar uma van ou táxi até Ollantaytambo que fica a cerca de 70 kms de Cuzco. Procure ir nos táxis ou carros particulares que ficam no ponto de partida dos ônibus, pois os motoristas de vans fazem ultrapassagens cinematográficas na estrada (na volta quase matou todo mundo umas 3 vezes!). O trem tem 3 tipos de passagens com horários distintos. Fui no mais barato, o Backparker, que custou cerca de US$ 100,00 ida e volta. Achei que fosse mais legal essa descida de trem. Não é nada muito a se comentar…cerca de 1 hora e meia, mas enfim, um passeio gostoso, mas sem muita coisa a se ver. O trem é simpático e limpo.
    Chegando em Macchu Picchu Pueblo, vc pode subir de ônibus ou a pé até Macchu Picchu. Eu subi a pé e peguei o finalzinho da trilha Inca, cerca de 4 horas de trilha até o ponto final. Á partir deste ponto, sua vida se divide entre antes e depois de Macchu Picchu. Tudo o que vc vê, sente e faz á partir daqui, é mágico, especial, indescritível!!!!! As imagens que vc vê, as formações, a energia do lugar…. parece tudo silencioso, ninguém conversa muito, todos querem sentir o lugar, a vista… quando vc entra na cidade histórica, vc fica imaginando como eram as coisas naquela época, como fizeram aquilo, como foi montado cada ponto… Depois vc sobe em Waynapicchu e vê tudo isso de longe. A altura, a temperatura, a altitude… parece tudo uma droga silenciosa que interage com vc a todo momento. A única coisa que me tirava a atenção era que eu precisava do oxigênio para andar, só que em uma quantidade maior por causa da minha agitação com o lugar. Fui agraciado pela mãe natureza ainda com 2 lindos arco-íris ao fundo! Nesse lugar, vc se certifica o quão importante é a natureza. Sem comentários…
    Fiquei cerca de 6 horas conhecendo o lugar, sendo que nem percebi q estava chegando no final do dia. Retornei a Macchu Picchu Pueblo de ônibus (US$ 7,00) e qdo. Cheguei lá embaixo e minha adrenalina baixou, senti o cansaço e a altitude. Resultado: levei um tombo pq minha perna falhou e gastei mais 2 latas de oxigênio. Nada grave porém, quis voltar a Cuzco no mesmo dia, pois estava com mal estar gigante. Nem fui nas termas. Se vc for de ônibus, qdo. Voltar, procure pegar as poltronas panorâmicas na parte superior do ônibus double deck. O visual é maravilhoso e vc entenderá pq a viagem demora tanto. E um conselho: utilize apenas a empresa CRUZ DEL SUR, pois mesmo sendo a melhor, não tem um nível de qualidade como de nossas empresas. Qdo. Cheguei a Cuzco, procurei retornar logo a Lima Tb por causa da altitude. E isso me impediu de ir ao Titicaca. Só consegui ver o lago do avião na volta ao Brasil. Apenas para concluir, quero endossar o que meu amigo (acho q já posso te chamar assim) disse sobre como fazer sua viagem: fui pra lá sem nada programado, nem reservado… vi tudo na hora, peguei informações nos I-Peru, e no aeroporto, fui sozinho, sem programação nenhuma… eu e Deus! Amigos, é isso ae… Pé na tábua! E não deixe de ir em Macchu Picchu!!!! Aproveitando, agradeço a oportunidade de relatar isso aqui a vcs e espero ler muitos outros relatos de companheiros que tiveram a mesma experiência que eu.

  14. Oi me desculpe ir mandando msg assim e eu nem te conheço, mais vi o topico na web, e achei que pudesse me ajudar!
    To MEGA AFIM de ir para o Peru… e conhecer tudo por lá… mais nunca fiz um mochilão assim mais to morrendo de vontade de fazer o mais rápido possível.
    Não gosto muito de planejar as coisas.. acho q se eu acabar indo sem rumos. vou fazer as melhores coisas.. mais enfim, talves eu não vá sozinha e minha amigas não são assim… talvez eu me “jogue” sozinha .. talvez não por isso estou a procura de informaçoes!

    tenho certeza que posso pegar muitas informaçoes com vc, onde ir, e oq fazer, ou até mesmo se tiver mais uma “galera” para ir junto, gostaria muito quer pudesse me dar uns toks!
    Voce esta de PARABENS…adorei seus comentários sobre a viajem!

    Obrigada!
    Bju

  15. Olá, fiquei mais afim ainda dessa viagem depois que li sobre a sua, estou indo para o Perú com meu namorado, ele vai surfar, vamos conhecer alguns lugares e fazer compras no dia 25/07 até 06/08.

    Gostaria de receber dicas sobre as melhores praias, as cidades com variedades de lojas e restaurantes e o preço da passagem aérea de Lima a Cuzco?

    Isso ja vai ajudar bastante, ahahaha

    Obrigada!!

  16. Hahahaha mto bom… adorei a aventura :)
    Terei 4 dias de folga no trabalho e quero fazer Cuzco e Machu Picchu… Acho q rola, né???

  17. quro saber se preciso de passaport e pra fazer essa viagem,partindo de sâo paulo?

  18. Estou indo para o Peru (Lima/Cuzco/Macchu Pichu) em 28/10. Alguém tem alguma dica para a noite em Lima e Cuzco?

  19. Ola pessoal, eu e meu amigo estamos com passagens comprada para matchu picchu em janeiro. Estamos colhendo informações de preços e montando nosso roteiro.Temos muitas informações mas nada definido ainda. Não escolhemos de que forma vamos conseguir chegar no pico desta montanha.
    Chegado até lima, sabemos ja que temos que pegar um onibus (mais barato) para cuzco isso estamos pensando em fazer logo quando chegarmos em lima, a viagem dura cerca de 20h. Passaremos quase o dia todo dentro de um onibus.
    Já em cuzco descançaremos e no dia seguinte rumo a matchu picchu. Este roteiro que ainda estamos confuso, temos informações de pegar um trem e depois um onibus, isso ida e volta (tudo em um dia so) mas tambem temos uma opção com mais aventura de pegarmos um trem e depois caminhar por mais 4 dias. (carakas meu, so de pensar como vai ficar os meus pés eu desisto, mas acho que valerá a pena porque vou emagrecer tambem, kkkkkkk)
    Pessoal será que estamos enganados de algumas informações que ja temos, quem pode nos ajudar melhor???

    Esse caminho de 4 dias, é ida e volta? nossa passagem esta comprada para 8 dias. temos que programar melhor essas datas.

  20. Ola Pessoal, a principio tava pensando em ir pra Santiago e Atacama no CHile, mas acho q com o dinheiro q tenho, cerca de R$ 1500,00, tou achando melhor ir pra CUzco e Machu Picchu, ate pq to achando melhor o lugar pra conhecer do q o Atacama como primeiro Mochilao.

    Minhas duvidas to tirando no blog Mochila Brasil, ate patrocinado pelo UOL. Bem, so sei que a melhor coisa a se fazer qdo chegar em Cuzco e se aclimatar um ou dois dias e depois ir pegar a Trilha INca q vai parar em Machu Picchu. Os 4 dias é ida, na volta e de onibus, ate pq vc vai pela trilha pra conhecer o local, a volta nao teria tanto o q ver.

    Fernando, sua viagem foi massa pelo visto, claro q e bom ir sem nada programado, mas pra quem nao tem tanto dinheiro assim, e bom pegar info, pois pode pagar muito caro nas coisas la e se meter em fria, principalmente pra quem quer ir na trlha de 4 dias, como eu q to pensando. mas os relatos aqui toa muiuuuuuuuuuuuuuuuuito massa!!!

    Alguem sabe se em janeiro e fevereiro e uma boa epoca pra ir?

  21. eeeeeaaaaaaaeee, galera!? tô afim de encarar uma viagem a lima e conhecer machu picchu…fiquei impressionado com o relato do fernando…eu tenho a possibilidade de me arriscar nesta apartir do dia 17/01/2011.eu precisava de mais informações e de saber se alguem daqui de curitiba que ta afim de mergulhar nesta empreitada comigo.abraço a todos os queridos irmãos.

  22. ae pessoal eu e o meu amigo vamos no dia 20/01/11 para lima, passagem comprada apenas ida e volda, sem hospedagem, so com mochila nas costas, partiremos de sao paulo/guarulhos. QUEM QUIZER VAMOS COM AGENTE, SERA MUITO DIVERTIDO VOLTAREMOS NO DIA 28/01/10

  23. Gostei das dicas de vcs, tou indo para Lima dia 14/01 via Brasilia…quero ficar uns dois dias em Lima e depois rumar para Cusco…ainda nao sei se vou de onibus, aviao…será que tem trem??? Agradeço as dicas de vcs e quem sabe nao nos cruzaremos nessas trilhas…boa viagem a todos. Volto dia 24.

  24. Aee muleke!! Isso é que é viver!!
    Parabens, Fernando!!

    To indo no susto agora nessa sexta pra bueno aires, só p começar o ano leve…

    Quem sabe numa parada dessas a gente não arranca e vamos toracar idéia na Grécia, nas pirâmides ou no Tibet sei la… rsrs

    abços
    meu email: [email protected]

  25. NoOoOoOssa… estou programando uma viagem para Machu Picchu, amo aventuras feito vc, mas dependo de organização financeira$$$$ para que elas ocorram. Amei o relato de sua viagem para o Peru e o que quero deixar relatado aqui é que MEU, ACHEI VC O MÁXIMO!!! FMZ TOTAL, realmente, obstáculo nenhum, rsrsrsr… quando se aprende a amar a vida, amar estar vivo, amar cheiros e gosto, o mundo passa a ser seu.

    Bjx.

  26. Olá Fernando e pessoal,

    Tenho uma semana free em abril e estou procurando um destino pra fazer uma viagem sozinha!
    Estou seriamente pensando em ir pra Cusco!
    Se alguém for entre 8 e 15 de abril, avisa!

  27. Olá pessoal,

    Estou indo a Cusco dia 10 de Janeiro saindo de GRU com a LAN, retorno no dia 15, ou seja serão 4 dias. Alguém indo por neste período?

    Abraços

  28. Olá Pessoal.

    Estou pensando em ir a Lima-Peru em maio , vou em um Show do grupo Camila .

    Vou fica 4 dias em Lima . sem saber o que fazer alguém me dar umas dicas .
    ahhh to sem muita grana ..vou com a cara e a vontade ..Bjs té +

  29. Chego em Cuzco dia 20/03/2011 as 15h, onde ficarei apenas 4 dias, pq dia 25/03/11 vou ao Show da Shakira em Lima.

    o que dá pra fazer nesses 4 dias?

    Se alguém estiver em condições semelhantes, me avise…. vou com a cara e a proteção de Deus!

    meu e-mail: [email protected]

  30. Pessoal estou indo pra Cuzco dia 09/abril e fico até 14/abril!!
    Só estou com passagem comprada, preciso de dicas de onde ficar e quais passeios imperdíveis!
    Como estou indo sozinha, se alguém estiver por lá…please avise!

  31. e ai galera legal esses relatos eu tbem estou indo pra cusco final de abril e ficar pra quelas bandas uns 15 dias conhecendo umas rampas de parapentes e pretendo ir a machu pichu tbem se alguem tiver algumas dicas de lugar pra voar faai ….

  32. Olá td bem? estava pesquisando sobre a distancia de lima a machu pichu e encontrei seu relato! super amei, é esse espírito de viajante que realmente me motiva.. atualmente trabalho em cia aerea entao acabo tendo um pouco mais de facilidade para viajar, apesar de pouco tempo disponivel, trabalho demais.. mais entre em contato! Minhas próximas viagens: Lima, Montevideo, Santiago e Buenos Aires! Ate mais!

  33. oi!

    eu tô indo prá lima essa semana e, depois de pesquisar muito na internet em um monte de sites, encontrei o de vocês e, acreditem, tirou as dúvidas que mais me esquntaram a cabeça até agora… um salve especial pro walter, que fez a luz brilhar no fim do túnel com seu megacomentário!

    eu tb quero aproveitar essa viagem prá ir à colômbia e equador… alguém já fez isso? tem algumas dicas?

    bjo gente!

  34. Olá galera,

    Estava a algum tempo querendo conhecer Lima no Peru, e hj recebi no meu twitter uma promoção da Lam e ñ pensei duas vezes e comprei a passagem, mas minha amiga que iria comigo ñ poderá ir e estou indo sozinha na cara e na coragem na esperança de encontrar algum brasileiro turista por la, vou passar 4 dias na cidade e gostaria de saber dicas de como aproveitar esses dias e principalmente dicas de compras, pq me falaram q lá tem mtas fábricas q vendem roupas importadas com preços bem em conta. Quem souber dica de um hotel legal com um preço melhor ainda, vou agradecer mto. Aguardo contato!!!

    Bjux e uma ótima viajem p quem ainda vai

  35. Aproveitei a mesma Promo de Viagem da Michelle, e estou muito animada para que chegue logo Setembro (um pouco distante eu sei) mas ja estou contagiada por toda magia de Machi Pichu….
    Só que estou meio perdida ainda fazendo roteiros, hospedagem essas coisas…
    Agradeceria, se alguem pudesse me indicar Albergues, alguns roteiros ja estou lendo por aqui..e anotando…..
    Legal encontrar pessoas que curtem igual a Mim…Mochileira nata!

    =D

  36. Preciso muito de ajuda!!!!
    Vou embarcar dia 14 de Junho para lima, quero ficar 2 dias de depois partir pra Cuzco. Quero economizar com alberques, mas nunca fiquei em nenhum. preciso montar meu roteiro, por exemplo: pretendo ir de Lima a cuzco de trem…me ajudem estou muito perdida. O detalhe é q vou sozi nha!!!!!!!!!1

  37. Blz Galera!! estou pensando em ir para lima em setembro com intuito de ir até machu picchu eu e minha gata,pego onda rola levar a boia??
    Abraço

  38. Estou pensando fazer esta loucura em setembro hem… Um meiozinho de semana… Tipo inda na 2a feira com volta no sabad… mas preciso de 12 saindo de guarulhos e volta de lima 17 de setembro… Tem alguem mais que se aliste… vamos nessa…

  39. haha, cara nem te conheço mais ja to adorando juntar uma galera com vc pra ir para o Peru..
    Eu pretendo ir agora em agosto, se estiver afim ja tem 3 pessoas que vão..

  40. Nossa, aaamei a descrição do walter! Vi que sentiu muito o problema da altitude, e a famosa folha de coca? Essas latinhas das quais vc se refere de oxigênio são vendidas aonde? E a que preço? Vc poderia passar tb o nome e ou telefone dos lugares que vc se hospedou?

  41. Ola, vou partir em 22/10 para Machu Picchu se puderam me passar informações agradeço.

  42. Olá Cicera
    Eu estou querendo ir no mês de novembro para Machu Picchu
    me add no msn:[email protected]
    bjus!

  43. Estou indo dia 23/09 nessa próxima quarta, estou inso só, quem estiver indo essa semana é só falar.

  44. Ola, preciso de ajuda! Estou pesando em conhecer o Peru e claro Macho Picchu, gosto da ideia de nãp planejar tanto, mas preciso de informações para curtir melhor a viagem, minha idéia seria ir no mês de abril, gostaria de saber se é uma boa época. Como não tenho muita grana, penso em ficar em um hotel simples, alguém indicaria um, e por fim, também não tenho muito tempo, saindo em uma quarta e voltando no domingo, daria para cutir a cidade de Cusco, Lima e conhecer Macho Picchu? Bem, deixo meu email ([email protected]), aguardo pelas dicas. E parabéns pela aventura, ao ler teu relato, me deu vontade de comprar hoje mesmo a passagem… :) Até.

  45. OLA GALERA,EU ESTOU INDO PRA LIMA DIA 29/12/11. TEM ALGUEM Q TBM ESTA INDO A CONHECER E ESTA DISPOSTO A COMUNICAR-SE PARA JUNTOS ANDARMOS LA KKKKKKK AI Q MEDINHO KKKKKKKK, AI AI GENTE Q VIAGEM LEGAL VAI SER…. BEIJOS A TODOS LOURIVAL. ESTOU SAINDO SDE GUARULHOS DIA 29 PELA LAN. VOLTANDO DIA 12 JANEIRO. ABRAÇOS A TODOS.

  46. Olá a todas e todos,
    Pretendo ir para Lima dia 05 de janeiro de 2012. Ficarei 15 dias por lá e nesse intervalo tirarei 5 dias para cuzco/machu-picchu. Quem estiver nesse período podemos nos encontrar.

  47. Olá pessoal!!!

    Primeiramente parabéns a todos os que já fizeram a viagem a Machu Picchu e nos relataram suas experiências e nos dando dicas. Estou programando com um grupo de amigos fazer essa viagem em junho/2012. caso alguém se interesse em ir conosco, é só add no msn ok!?! Abraços a todos!!!

  48. Olá estou indo passar o reveillon em Cusco. Vou s. Aguardo alguém que queira se comunicar.

  49. Legal a viagem.
    Mas quero fazer tudo isso com apenas 1508,00 reais sem se planejar.

    Minha viagem foi extremamente parecida, mas a sua provavelmente custou um pouco mais, a diferença do valor fica por conta do tal planejamento…

  50. jaa fiz esse passeiocusco e machu picchu adoreiiiiiii agora em 2012 pretendo ir lima no peru. nao sei se vou so ou agencia de turismo o que vcs acham?

  51. Cara, muito legal o que vc escreveu… to indo na pascoa para Lima, e apenas comprei as passagens, nem sequer reserva de hotel eu fiz, nem falo espanhol, embora seja uma lingua parecida com o portugues, com certeza passarei por algumas situações engraçadas rsrsrs…..

    Minha intenção é ficar num hotel barato ou num albergue na primeira noite (Chego em Lima às 16h30 de lá) e no outro dia partir pra cusco de trem…

    Valeu meu, um abraço, qualquer coisa manda um email

    Vlw !!!

  52. Ola pessoal, a questão da altitude é seria mesmo eu sei…mas como fazer para aclimatar mais rapido???Estou indo em maio/2012

  53. Estou indo dia 06/06/12 sozinho partindo de SP-Lima, mas no meu caso estou planejando um pouco a viagem, pelo fato de não querer ter “surpresas” financeiras durante a trip… Alguem tem dica de empresa aerea com melhor preço de Lima-Cuzco?
    Abrss

  54. olaaaa.. amei os comentários de vcs, eu e uma amiga vamos pegar férias em setembro, e queremos conhecer o salar ,machu pichu, e gostariamos que vcs me dessem algumas dicas de outros lugares a passagem devo comprar para santa cruz ou outra cidade estamos meio sem rumos nos nunca sa´mos da cidade onde moramos .obrigada desde de ja. por favor nos ajudem

  55. oi e minha primeira veiz q’ ‘ vou a peru q eu precizor fazer para tudo da sertor quando eu vou precizar para entra lar en lima peru vou para casa do meu noivo

  56. Vamos em 2 pessoas em Agosto , quem quiser manda um email
    vamos para bolivia
    Peru
    Chile e Argentina

    Abraço

  57. Oi, sou comissaria de vôo e estava querendo ir a machu picchu nesta minha folga, mas pelo que li da sua aventura nao terei tanto tempo disponível, infelizmente. Fica para a próxima! Bj

  58. Cara. Show a sua viagem.
    Você tem espírito de Couchsurfer.
    Devia fazer parte da nossa comunidade.
    http://www.couchsurfing.org
    Crie o seu perfil lá em me encontre: HAROLDO21.
    Sou de Pedro Leopoldo/MG, cidade onde nasceu o Chico Xavier.

    Estou muito afim de ir para o Peru, mas não tenho muita grana pra gastar. Então, vou me enforcar até chegar agosto, e ficar lá pelo menos uns 15 dias conhecendo um lugar.
    Quem sabe até descolar uma aventureira pra seguir comigo, né não?!

    Abraço, sô… Quando vier em Belo Horizonte, me avisa.

    HAROLDO

  59. estou indo dia 17 de outubro e voltando dia 21, vi que aviao mais hotel, sai por 1300 reais, guarulhos ,cuzco, isso em hospedagem individual. se alguem quiser ir junto sera um prazer, qq coisa me add no facebook rafael costabile

  60. Pode me responder via e-mail?
    Vou para Lima, porém não sei a melhor forma e mais barata para ir para CUzco… pdoe me dar uma dica gastando o menos possível?
    Viajo 18 outubro

  61. Ola galera do bem.. Olha so para aqueles que ja foi a machu picchu pq to pretendendo ir la mais nao sei quase nada sobre a viagem ate pq vou em 2015 mais ja to comessando a pesquisar sobre a viagem enfim.. Moro em salvador e o destino vai ser daqui para machu picchu dai quero saber de alguem que ja fez o trajeto detalhes da viagem como quanto tempo de viagem devo gastar quais as cidades que tenho que passar, para ir e vir entre outros detalhes de grana enfim, alguem poder me ajudar desde ja agradeço.

  62. oi!!
    adorei. Já estava quase desistindo da viagem… dúvidas, se valia apena ir sem pacote convencional.
    Dá p fazer Machu Pichu comprando só qdo chegar em Lima dia 20/10/12?
    Aguardo dicas. kakai

  63. Quero ir ao Peru, Cuzco, Machu Picchu em março. Soube que é mês de chuva por lá. Essa informação procede?

  64. Cara estou precisando de ajuda urgente, estarei embarcando para o Peru dia 21/01/2014 e voltarei dia 01/02/2014, minhas passagens são do Rio para Lima, de Lima para Trijull (norte do perú) para pegar onda, ficarei 5 dias e voltarei para lima, porém estou louca para conhecer Cuzco em especial é claro Machu Picchu, não tenho noção se conseguirei Voo, se consigo conhecer um pouco do local em poucos dias. Será que alguem tem noção de dias que preciso para conhecer um pouco? Alguem que conheça tem como me ajudar.. Está batendo o desespero pq não acredito que não vou conseguir conhecer…

  65. Oi Pessoal! Estou a fim de percorrer Lima-Cuzco-Machu Picchu, acho que vou sozinha no começo de 2013, antes do inicio das aulas na facul. Nunca fiz nada parecido na vida, alguem poderia me dar algumas dicas, please???

Deixe uma resposta