Veja como instalar e cuidar da sua caixa d’água corretamente

A caixa d’água deve ser instalada em local ventilado e de fácil acesso para inspeção e limpeza do seu interior. Recomenda-se um espaço mínimo em torno da caixa de 60 cm, podendo chegar a 45 cm para caixas até 1.000 litros.

ASSENTAMENTO CORRETO

Assentar a caixa d’água sobre uma superfície horizontal plana, rígida e nivelada sem a presença de pedras, detritos ou pontas que possam danificá-la. O apoio deve ter resistência capaz de suportar o peso da caixa cheia. Recomenda-se que a base seja de concreto e com a área maior que o fundo da caixa.

ASSENTAMETOS INCORRETOS

A caixa d’água não deve ser apoiada diretamente sobre o solo, ou ser enterrada total ou parcialmente. Também não deve ser instalada sobre terreno arenoso, pois a água da chuva pode desnivelar a base, comprometendo a vida útil da caixa. O apoio deve ter resistência capaz de suportar o peso da caixa cheia. Recomendamos que a base seja de concreto e com a área que o fundo da caixa.

INSTALAÇÃO HIDRÁULICA FURAÇÃO CORRETA

Antes de começar o procedimento de furação, verifique os locais adequados. Na furação da caixa, utilize uma serra-copo compatível com a flange a ser instalada para as tubulações de entrada, de saída, do extravasor (ladrão) e de limpeza. A furação da caixa também pose ser feita com broca fina com sucessivos furos sobre a circunferência pré-marcada na caixa d’água no diâmetro desejado.

TUBULAÇÃO

A caixa d’água deve ter tubo de entrada, de saída, do extravasor (ladrão) e de limpeza. Aperte bem as conexões e tubulações evitando que se movimentem. Evite esforços de flexão e tensão entre a conexão, a tubulação e a parede da caixa, antes e após a instalação. Aconselha-se fixar as tubulações.

TRAVAMENTO DA TAMPA

A caixa d’água de polietileno possui um exclusivo sistema inteligente de trava na tampa, que dispensa o uso de parafusos e amarras em sua instalação. Aperte bem as conexões e tubulações, evitando que se movimentem.

LIMPEZA

Antes de instalar sua caixa d’água faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. A caixa d’água possui superfície interna lisa para facilitar a limpeza. Recomenda-se a limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento local.

VENTILAÇÃO

Para a conservação da caixa d’água é necessário que exista ventilação, isso evitará a condensação da unidade existente no ar em contato com a parede da caixa, ocorrendo o acúmulo de água na base de assentamento, causando danos em forros e pinturas.

CUIDADOS: MANUSEIO E TRANSPORTE

Transporte a sua caixa d‘água com segurança, evitando impactos e quedas. Evite arrastar a caixa de um lado para o outro em superfícies com imperfeições, detritos, entulhos e pedras. Quando for içar a caixa não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas. Isso pode danificar o produto.

Also read...

Comments

  1. a minha caixa dágua está instalada e e está havendo condensação molhando a lage, existe outra solução para evitar isso, pois não há como ventilar a lage teria que quebrar as paredes acima da lage. Por favor preciso de uma solução.

    Reply
  2. COMPREI CAIXA DE 1000LTS.
    A TAMPA QUANDO CHOVE AFUNDA EMPOSSANDO ÁGUA E TRAVANDO A BOIA.
    ESTE DETALHE ESTA ME DEIXANDO MUITO CHATEADO,POIS,SEMPRE Q CHOVE TENHO QUE SUBIA NA LAGE.
    ESPERO UMA AJUDA.
    OBRIGADO.

    Reply
  3. bom dia, moro em condominio faço parte do conselho a construtora fez 1 base para caixa d agua + 1 parte foi cimentada e há outra não foi gostaria de saber se vende suporte para caixa de agua de ferro para apoiar a caixa para consertar a caixa, aguardo resposta.

    Reply
  4. TENHO UMA CAIXA D` AGUA PLASTICA, E ELA ESTA MOLHANDO O FORRO DEVIDO A CONDENSAÇÃO
    O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR, JA QUE NÃO POSSO QUEBRAR AS PAREDES PARA VENTILAR.

    Reply
  5. Estou pretendendo comprar uma caixa d’agua de 1.000 lts em polietileno, para ser instalada no forro de minha casa (estuque), o qual não tem muita ventilação. Em dias quentes, quando ocorre o fenomeno de condensação nas paredes da caixa, gostaria de saber se é conhecido o volume do condensado gerado (na pior situação), pois estou preocupado com a posiibilidade dessa umidade manchar o forro.

    Reply
  6. Boa Tarde, estou quebrando minha cabeça c minha cx dagua, ela tem 1750l aumentei p 1 metro altura da cx p laje e mesmo assim nao da pressao nos pontos, ela fica no meio da casa e sao tres ramais de saida, como levantei ela nao aumentei ainda os 50 cm verticais de tubo 50 a inclinacao ficou meio em diagonal, vou reduzir na vertical p um metro e seguir o restante em horizontal e colocar joelho de curva, fucando na internet cheguei em mais uma duvida. Vi materias falando sobre tubo de ventilacao que seria p tirar o ar da tubulacao isso adiantaria estou na duvida fico agradecido se me responderem obrigado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>