Como fazer pinturas em paredes de casas

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Plástico ou lona
Estopa
Fita crepe
Máscara protetora
Luvas
Solvente
Rolo de lã
Pincéis
Espátula
Lixas
Fundo preparador
Seladora de trinca
Bandeja para pintura
Escada
Tinta látex PVA
Tinta acrílica
Selador

Instruções

Antes de iniciar qualquer pintura, as superfícies devem ser avaliadas para receberem o tratamento adequado. Desta forma é possível garantir o melhor acabamento no final. Cada superfície um tratamento diferente:

Superfície de alvenaria nova: Para pintá-la, antes da cura, deve-se aplicar um selador próprio para impermeabilizar.

Superfície de alvenaria grossa: Pode-se melhorar a aparência com a aplicação de massa corrida (interior) ou massa acrílica (exterior). Buracos podem ser corrigidos com argamassa de cal, areia fina e água, na proporção de 1 medica de cal para 1 medida de areia fina.

Superfície de alvenaria fina: Aplique a massa corrida (interior) ou massa acrílica (exterior), com uma espátula larga em movimentos paralelos e longos, de cima para baixo e use lixa de massa n.º 80, protegendo o nariz e a boca com mascara durante o trabalho.

Superfície de alvenaria antiga: Elimine sujeiras, gorduras e poeira com água e sabão. Será necessário lixar para retirar totalmente as partes soltas.

Pintura de interiores: Remova todos os móveis e proteja-os com lona. Comece pintando o teto e em seguida as paredes, de cima para baixo. Pinte faixas consecutivas até completar a parede. Termine a 1ª demão antes de passar a 2ª. Lave os pincéis e rolos ocasionalmente para evitar respingos.

Pintura de exteriores: Procure acompanhar o movimento do sol ao redor da casa para as paredes ficarem sempre secas e na sombra. Comece pelo ponto mais alto e, terminando uma área, volte sobre ela para corrigir marcas. Limpe os respingos de tinta.

DICAS

Bolhas e descascamentos normalmente são ocasionados por excesso de umidade. Descubra qual a origem do problema para eliminá-lo. Antes de aplicar a tinta, raspe, lixe e aplique um repelente à água (hidrofugante).
Para eliminar o mofo, use uma solução de água e sabão para retirá-lo e use tintas resistentes ao mofo ou adicione na tinta um componente com essa propriedade.
Para remover as películas que se formam entre as demãos, remova o brilho, óleos, gorduras e partes soltas e prepare a superfície como se fosse iniciar trabalho novamente e pinte.

Also read...

Comments

  1. Existe a possibilidade de, sobre o azulejo, ser colocada uma camada de argamassa ou algo similar para pintura de modo que não apareçam marcas de que havia azulejo?

    Reply
  2. Favor informar como fazer para pintar parede que está pintada de tinta a óleo para tinta acrílica fosca. É correto tirar o brilho da tinta óleo antes de passar a tinta acrílica? Depois de tirar o brilho posso passar a tinta acrílica por cima da tinta a óleo? Devo passar selador por cima da tinta a óleo? Que tipo de selador?
    Agradeço a gentileza. Seja sempre feliz.
    Franklin

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *