Como gerenciar projetos de novos produtos ou serviços

Hoje novamente utilizei minhas super habilidades de engenheiro civil. Eu explico. Estou ajudando minha irmã, que é arquiteta, a maximizar o controle das obras que ela faz. Um dos grandes problemas que ela enfrenta é  a falta de um controle rígido no cronograma de obras. Para isso eu sugeri usar algum software que fosse baseado nos gráficos de Gantt (minha antiga professora de controle de obras ficaria orgulhosa de mim neste momento).

Para quem não sabe, o diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico. Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro social Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que os mesmos sejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho da mesma.

O legal de utilizar Gantt é que ele pode ser aplicado à qualquer processo. Pode ser o desenvolvimento de um novo produto, a abertura de uma start-up, um projeto de construção, etc. A grande sacada é que ele mostra um monte de tarefas dependentes ou não de forma gráfica.

Voltando à minha irmã, eu fiz uma pesquisa rápida por softwares gerenciadores de projetos web based já que não estava afim de usar um MS Project da vida por ser muito complexo. Encontrei um gratuito e muito fácil de usar. O nome dele é Gantter. Uma das coisas que me fez optar por ele foi a sua integração com o Google Docs. Inclusive se você prestar a atenção ele está prontinho para ser adquirido pelo Google, pois além de ser simples de usar, ele tem uma interface muito parecida com a do Google Docs. Pessoal esperto esse do Gantter.com

Se você é empreendedor e já tem o seu plano de negócios prontinho para apresentar para investidores, uma dica legal é preparar todo o cronograma de implementação da sua idéia em um gerenciador de projetos e levar para a reunião com os investidores. No meio da reunião quando você for falar sobre prazos mostre o cronograma de implantação do seu negócio / produto para o investidor. Isso com certeza vai mostrar para os investidores que você além de saber sobre a sua área de atuação, está preparado para implementar a sua idéia. Você vai ganhar muitos pontos com certeza.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. boa tarde , gostaria de algumas dicas de como administrar as despesas de casa ,carro e outros em relacao ao que se ganha por mes, , qualquer dica no sentido de esclarecar este assunto agradeco,,,.

    Reply
  2. Prezados,

    Traduzo do alemão e do português e falo também inglês e francês.
    Gostaria de oferecer meu contato em Frankfurt para eventuais traduções.
    Referências sobre meu trabalho podem ser obtidas junto
    ao Consulado Geral do Brasil em Frankfurt, com os Srs. Dominik Kampmann e Cézar Amaral.

    Atenciosamente

    Rita Rios
    ____________________

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.