Curiosidade: moedas americanas de 1 dólar estão juntando poeira no armário

Vamos imaginar que você era um fabricante de widgets de algum tipo. Você fez, literalmente, milhões de widgets a cada ano, mas não conseguiu vender a grande maioria delas devido à falta de demanda. Dentro de um ano ou dois, ou você mudar sua estratégia de produto ou desiste do negócio. Bom, você provavelmente não é a casa da moeda dos Estados Unidos. Porque, por cerca de seis anos, a Casa da Moeda gastou US $ 50 milhões anuais a criação de moedas de $ 1 que ostentam as faces dos antigos presidentes dos EUA. O problema é que, ao contrário do Brasil, as moedinhas de 1 dólar não “pegaram”. O valor total desta brincadeira trancada nos cofres americanos?

Cerca de US $ 1,4 bilhão.

No final de 2005, o Congresso aprovou o Presidential $ 1 Coin Act, que teve como objetivo popularizar a moeda de $ 1 nos Estados Unidos. Enquanto algumas outras nações usam moedas para sua denominação equivalente, os americanos geralmente preferem a nota de R $ 1 a moedas de mesma denominação. A lei exigia que a Casa da Moeda criasse moedas de $ 1 com a imagem de ex-presidentes, quatro por ano, até que cada presidente falecido foi honrado. Os redatores da Lei acreditavam que essas imagens iriam estimular o interesse na moeda, já que elas duram muito mais que o papel (notas de dólar têm uma vida útil de cerca de 18 meses a dois anos) e, portanto, poderiam economizar bilhões de dólares do governo a longo prazo – embora isso seja muito debatido.

Independentemente disso, em 2007, a primeira das moedas saiu. Com a imagem de George Washington, mais de 340 milhões dessas moedas foram cunhadas, com o primeiro lote lançado no Dia dos Presidentes (dia 15) do mesmo ano. Outra 224 milhões de moedas com John Adams saíram alguns meses depois. Em seguida, mais 200 milhões de moedas em homenagem a Thomas Jefferson, e assim por diante. Em 17 de novembro de 2011, o Presidente 20 dos Estados Unidos, James A. Garfield, foi tão honrado, e 74 milhões de suas moedas foram cunhadas. E quase ninguém os queria.

De acordo com a publicação Planet Money, a partir de Junho de 2011, houve um bilhão de dólares destas moedas trancafiadas nos cofres do Federal Reserve em todo o país, armazenados esperando o momento em que as mudanças de cultura e moedas de dólar virem moda. As moedas estão literalmente em sacos, empilhados um em cima do outro, em prateleiras de metal de grandes dimensões. Cada saco é uma mistura de várias moedas do dólar, incluindo Sacagawea e moedas Susan B. Anthony. Como não há demanda para estas moedas, o Federal Reserve simplesmente as armazenou, esperando que ao longo do tempo, a demanda irá aumentar e esse dinheiro irá para os bolsos dos americanos comuns.

Bônus 1: Uma pessoa, Grover Cleveland, serviu dois termos não-seqüenciais como presidente . Ele foi o presidente 22 e 24 dos Estados Unidos. Ele terá duas moedas diferentes emitidas.

Bônus 2: Esta curiosidade só foi possível por que o dono da internet vive me dando dicas de textos como este.

Also read...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *