E na hora de vender o peixe?
E na hora de vender o seu peixe, você usa uma apresentação de slides? Caso a resposta seja afirmativa eu espero que você a sua apresentação seja como essa aqui.
Não sou um expert em apresentações, mas com o decorrer do tempo aprendi algumas coisas que gostaria de dividir com você. Tinha um chefe que sempre me dizia que beleza importa sim. E muito! Ele recebia, em média, uns 10 relatórios por dia. O primeiro a ser lido era sempre o mais bonito (leia-se a melhor apresentação). Isso é inerente do ser humano. Buscar a beleza nas coisas. Estória contada, vamos aos pontos que eu gostaria de sugerir.
- Beleza não quer dizer que você deve encher sua apresentação de “penduricálios”. Clean é a palavra de ordem!
- Nada de transições. O conteúdo deve ter atenção total. Se você usa transições algo está errado.
- Poucas palavras com fontes grandes. A apresentação não é uma “cola” onde você vai repetir tudo que está escrito nela. Decore o que você vai dizer, afinal tenho certeza que o seu QI não é o de uma ameba. 😉
- Imagens de impacto. É sempre interessante usar imagens para reforçar algo que você está mostrando. Não sabe onde achar imagens? Que tal o ImageBank (foi o único que eu lembrei no momento. Sugestões são bem-vindas). Cuidado nesse quesito para que a sua apresentação não se torne uma salada de frutas.
- Gráficos. Use somente quando for necessário. Nada de encher a tela de dados. Coloque somente as informações que realmente importam.
- A minha sugestão final é a seguinte. Se você consegue fazer a apresentação sem mostrar nenhum slide é porque ela está perfeita. Lembre-se que o powerpoint é apenas uma ferramenta de apoio. O foco principal deve ser você e a mensagem que você quer passar.
A apresentação acima foi achada no blog do Guy Kawasaki, o qual eu recomendo fortemente.
Be wise.
Concordo plenamente! As pessoas facilmente julgam qualidade e credibilidade pela beleza. E o conceito se aplica na web também, vejo pessoas tentando vender ótimos produtos em sites horrorosos de fundo de quintal, enquanto outros mais espertos vendem porcarias adoidado em sites bem feitos que passam profissionalismo e credibilidade. O mesmo vale para entrevista de emprego, primeiro encontro, etc… bem ou mal, beleza é o que conta no final das contas!
Powerpoint me dá sono. Quanto menos melhor.