Jeito Google de trabalhar

Todo mundo sabe que trabalhar no Google é o sonho de muita gente. Não só por fazer parte de um time que está na vanguarda, mas pelos “mimos” que a empresa oferece. Entre as peculiaridades do escritório paulistano vale destacar:

  1. Todas as salas têm nome de praias, que remetem aos estados brasileiros dos funcionários locais.
  2. As impressoras têm nomes de jogadores de futebol: as coloridas de atletas mais atuais, como Zico e Ronaldo, e as PB com craques do passado, como Garrincha.
  3. No lounge há uma rede, bastante utilizada para sonecas pós-almoço.
  4. Há uma sala de massagem sendo finalizada – e um profissional ficará à disposição dos funcionários.
  5. O consumo de iogurtes oferecidos pela empresa chega a 700 por mês.
  6. São consumidas também 2 mil garrafas d’água por mês, além de 5 mil refrigerantes e sucos.
  7. Na área do refeitório há uma mesa de pebolim, além de diversas TVs de plasma.

Ok, aí você me fala que o Google pode oferecer tudo isso porque é uma empresa multi-bilionária. Mas é preciso ser uma empresa bilionária para oferecer os 3 primeiros itens da lista? Eu creio que não.

O Google descobriu a muito tempo que funcionário feliz significa funcionário produtivo. Eles não tem toda essa política de bem-estar à toa. Antes de mais nada eles são capitalistas (e não há nada de mau nisso, pelo contrário ;)). E como bons capitalistas eles tentam maximizar o seu lucro ao extremo. Um dos meios é tornar seus funcionários cada vez mais produtivos.

Ambiente relaxado não significa ambiente desorganizado. Tenho certeza absoluta que os funcionários do Google só tem estas regalias porque eles tem que atingir altos índices de produtividade. E se não atingem tenho certeza que ninguém lá no Google ficará com pena de demitir este funcionário improdutivo.

E a sua empresa? Como funciona? Nada de regalias? Nada de metas para cumprir? Seus funcionários recebem um salário fixo mensal? Posso dar algumas sugestões então? Que tal quebrar alguns paradigmas? Pode ser um de cada vez. Sugiro os seguintes:

  1. Implantar metas para cada funcionário e cada equipe.
  2. Fazer com que parte do salário seja atrelado às metas estabelecidas. Atingiu a meta, ganhou mais; não atingiu, ganhou menos.
  3. Ter um ambiente mais descontraído. Itens 1 e 2 da primeira lista.
  4. Não importa quanto tempo seu funcionário trabalha na empresa, mas sim quanto ele produz (eu prefiro um funcionário que produza muito em 4 horas de serviço do que aquele que leva 8 horas para executar a mesma tarefa).

Os tempos são outros. E as regras também. Ou nos adaptamos ou vamos ficar conhecidos como empresas da geração passada.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. olá estou cursando faculdade e gostaria de fazer um trabalho sobre a empresa google e preciso de algumas informações :
    será q podem me ajudar?

    A)ramo de atividade da empresa
    b)número de funcionários
    c) quais os programas e benefícios existentes na empresa voltados para o funcionário,(programas motivacionais, confraternização, planos de incentivos, academias etc.
    d) resultados desse programas(se houver)

    gostaria muito de fazer esse trabalho sobre o google espero uma resposta
    obrigada

    Reply
  2. olá estou cursando faculdade e gostaria de fazer um trabalho sobre a empresa google e preciso de algumas informações :
    será q podem me ajudar?

    A)ramo de atividade da empresa
    b)número de funcionários
    c) quais os programas e benefícios existentes na empresa voltados para o funcionário,(programas motivacionais, confraternização, planos de incentivos, academias etc.
    d) resultados desse programas(se houver)

    gostaria muito de fazer esse trabalho sobre o google espero uma resposta
    obrigada
    o quanto antes me envie plis …

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *