O diferencial competitivo de abrir mercado
Nestes dias onde o mundo corre em uma velocidade enorme e os deadlines de projetos são sempre para ontem eu me pergunto até que ponto ser o primeiro a lançar um produto é realmente uma vantagem competitiva?
Eu sempre fui adepto de abrir mercado. Sempre que lancei algo procurei ser o primeiro, pois esta é uma forma de diferenciação. Claro que é necessário observar sempre a barreira de entrada do mercado que se quer abrir. De que vale a pena ser o primeiro se qualquer um pode copiar seu produto facilmente e vender pela metade do preço? Infelizmente a internet possui uma barreira de entrada muito pequena.
Então como é possível tentar se proteger e “criar” uma barreira de entrada na web para o seu produto? Eu arriscaria dizer que uma das formas de fazer isso é criar massa crítica. O Orkut no Brasil é um exemplo disso.
E se você não é o primeiro a fazer algo qual seria o melhor caminho? Novamente eu arrisco dizer que seria encontrar uma nova forma de abordar o problema. O melhor exemplo para isso seria o Google e o Yahoo. O Yahoo foi o primeiro buscador que conseguiu formar uma massa crítica respeitável. E quando todos pensavam que o mercado de buscadores estava estabilizado apareceu o Google com um sistema de busca revolucionário. Ele não foi o primeiro, mas foi o mais eficiente.
Para resumir a estória, não basta somente ser o primeiro. Você tem que ser o mais eficiente. Tem que ser remarkable como diria o Seth Godin.
Be wise.
Caro Wise Guy,
Concordo com a idéia de criar massa crítica. Estive numa palestra do Prof.Jeffrey Pfeffer em que ele rebateu exatamente a idéia da vantagem de chegar primeiro: “A Amazon foi a quarta empresa do mundo a trabalhar com vendas de livros via Internet, e o Diner’s Club veio antes da Visa”.
Acho que está em linha com o que você escreveu.
Um abraço,
Marcelo
ótimo conteúdo, uma visão ampla e simples fácil de entender …