O que é Krav Maga e onde existe uma academia para treinar?

Krav Magá ou Krav Maga (em hebraico: קרב מגע, “combate próximo, fechado”) é um sistema de defesa pessoal. Krav Magá não é considerado um esporte, uma vez que não tem uma vertente competitiva pois não existem regras que limitem esta arte marcial. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível.

A concepção do Krav Magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Seus princípios são:

  • Ser o mais rápido;
  • Manter o peso na área de contato com o alvo;
  • Atingir os pontos críticos do corpo;
  • Evitar ser atingido;
  • Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
  • Alternar de defesa para ataque rapidamente;
  • Usar os reflexos naturais do corpo;
  • Neutralizar o alvo;
  • Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).

A idéia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possivel. O Krav Magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de “golpes baixos” são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).

Graduação

O Krav Magá possui um sistema de graduação baseado em cores de faixas sendo elas listadas abaixo:

  • Faixa branca – 6 meses;
  • Faixa amarela – 12 meses;
  • Faixa laranja – 18 meses;
  • Faixa verde – 18 meses;
  • Faixa azul – 24 meses;
  • Faixa marrom – 24 meses;
  • Faixa preta – 1º dan ao 5º dan;
  • Faixa branca e vermelha – 6º dan ao 9º dan;
  • Faixa vermelha – 10º dan.*

Obs: A faixa vermelha 10º dan seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Magá. Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor. A graduação mais alta dada por Imi em vida foi a de 8º dan e apenas a 2 alunos, Eli Avikzar (já falecido) e Haim Gidon, actual Presidente da Israeli Krav Maga Association, em Israel, conforme provas documentais e em vídeo disponíveis no website da IKMA.

Academias

É muito importante escolher uma academia que faça parte da federação sul-americana de Krav Maga. As academias autorizadas a ensinar este tipo de auto-defesa estão espalhadas pelo Brasil. Você pode encontrar uma lista das academias habilitadas no site ocifial da federação de Krav Maga. Eu pratico a 1 ano na academia SOBS em Curitiba e recomendo.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. tenho um desejo enorme de praticar esta arte (krav magá).pois o meu principal objetivo,é ter uma vida saudavel e esportiva.

    obs:gostaria de saber o maximo possível sobre esta arte.e também conhecer um lugar que tenha esta arte.se possivel em copacabana,pois tenho acesso facil por lá.se for possivel enviar endereço eu ficaria muito feliz.

    Desde já agradeço.

    att:luiz fernando gomes da silva.

    Reply
  2. Fiquei interessado com o artigo. Informações muito interessantes.

    Me lembrou a série de filmes Bourne, no qual acho que lutavam Krav Magá.

    Reply
  3. krav magá é muito legal. tenho um amigo que é gay e faz na asa norte, em Brasilia apesar de ser forte e se defender o krav magá ajudou com a homofobia que ele sofre, Ricardo barros.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.