Passo-a-passo do fracasso de uma startup
Conheço muitas estórias de sucesso de empresas nascentes que deram certo e que hoje são exemplos para todo mundo. Mas e aquelas empresas que não deram certo? Onde foi que os empreendedores erraram?
Seria muito interessante se alguém que não conseguiu atingir o sucesso dividisse os seus erros conosco não? Foi exatamente isso que fez o pessoal do site My car pool station. Eles fracassaram basicamente porque ficaram sem dinheiro no meio do caminho. Literalmente. Mas esta não foi a única causa de seu insucesso. Outros fatores foram determinantes.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado realizada por eles não levou em conta inúmeros fatores. Eles usaram aquela incrível técnica do temos um mercado potencial de 200 milhões de pessoas. Se 2% comprarem nosso produto teremos 4 milhões de clientes. Isso multiplicado pelo preço do nosso produto irá nos gerar uma renda mensal de…
Relação produto/mercado
Eles tinham uma visão sobre o produto e seguiram aquela idéia até o fim. Não se preocuparam em verificar se o mercado tinha mudado ou não. Mais importante ainda, não perguntaram o que o consumidor queria.
Vendas
Vender para os early adopters é muito mais fácil que vender para grandes organizações. Faltou um plano detalhado para vender o produto a quem realmente tem dinheiro para isso. Eles desenvolveram uma solução, mas esqueceram como iriam chegar nos clientes que realmente importam.
Relacionamento com fornecedores
Mais uma vez eles esqueceram de entrar em contato com seus potenciais parceiros e fornecedores. Partiram logo para tentar conquistar o aporte de algum investidor.
Concorrência
No ramo de sites de caronas existiam na época mais de 80 soluções. Nenhuma delas conseguiu tração suficiente para abocanhar uma grande fatia do mercado. Até porque ele era um mercado inexistente. O ponto é: ninguém conseguiu até o momento fazer dinheiro com este tipo de modelo de negócios. Será que este é um nicho realmente rentável?
Experiência profissional
O projeto iniciou como a maioria das grandes idéias. Com a pretensão apenas de resolver um problema existente. Se a idéia é boa o suficiente para passar deste ponto, o próximo passo é tratar esta idéia como algo profissional. Não foi o que ocorreu. Além disso, ninguém na equipe era empreendedor 100% do tempo. Todos tinham algum trabalho e eram empreendedores part-time. Ou seja, ninguém mergulhou de cabeça no projeto.
Estratégia de crescimento
Eles não conseguiram encontrar uma estratégia que fosse sustentável. Como eles não sabiam quais eram as necessidades dos seus clientes, não sabiam para que lado correr.
Este é um excelente exemplo do que não deve ser feito. Você pode ler o artigo inteiro no blog do fundador da empresa. Quero agradecer pela coragem com que ele abordou o assunto e desejo boa sorte nas próximas tentativas.
Be wise.