Sensopercepção, The Beatles e Empreendedorismo

Capa do disco Abbey Road / Divulgação

Achei um artigo na Mente e Cérebro que fala como a música afeta a memória mnêmica, que é a memória responsável pela formação da imagem sensorial vivida na memória (introjeção), sem que o objeto esteja presente e por isso possui características inversas da imagem perceptiva real.

O estudo foi realizado com base na música dos Beatles. E o resultado preliminar é de que independente da época em que as pessoas nasceram a música dos Beatles esteve presente na adolescência dos estudados. No meu caso ela está ligada à minha infância / adolescência quando ia para Bombinhas com meus pais.

Mas o que esta estória toda tem em comum com empreendedorismo. Simples: se a memória mnêmica está relacionada à imagem que nós criamos de algum objeto ou para alguma sensação é bom que o seu projeto inovador consiga despertá-la no contato inicial, pois é ela que no final das contas será responsável pela “boa impressão” que você criou. Este artigo explica com clareza a diferença entre a memória mnêmica e a a imagem perceptiva real.

Um exemplo disso é o Google. Ele já pisou na bola diversas vezes comigo, mas como a minha primeira impressão é a de que é uma empresa com um sistema útil e fácil de usar, eu acabo “perdoando” as falhas que vez ou outra ocorrem.

Para você ter uma idéia de como a imagem mnêmica é muito mais forte que a imagem real vamos fazer um teste. Pense em uma cadeira. Você imaginou um objeto que é usado para sentar e que provavelmente tem um encosto e quatro apoios. Esta é a imagem real.

Agora escute esta música aqui.

Escutou? Muito provavelmente a imagem formada na sua cabeça foi da Operadora Claro. Ela utilizou esta música no seu comercial de final de ano. Foi a memória mnêmica agindo.

Agora que você já sabe que ela existe trate de fazer com que o seu produto / serviço atinja a memória mnêmica dos seus clientes. Como se faz? Bom, se eu soubesse a receita já teria vendido a preço de ouro. O que eu acredito é que ela esteja intensamente relacionada com a música escutada em momentos onde se sente prazer. O case da Claro que eu citei acima é um destes exemplos ao menos para mim.

Be wise.

Also read...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *