URGENTE! Troco um clip de papel por uma casa.
Tenho um clip de papel e estou querendo trocar por uma casa. Mas veja bem, não é um clip qualquer. Ele é de metal e encapado com plástico vermelho. 😉
Impossível? Inviável? Loucura? Burrice? Mais uma grande sacada de alguém que provavelmente escutou várias vezes estas quatro palavras acima. Eu ja estava acompanhando a algum tempo a aventura deste canadense que trocou um clip de papel por uma casa. Ele se propôs ir de troca em troca até conseguir uma casa. As únicas regras que ele tinha eram:
1. Trocar sempre por algo melhor e de maior valor.
2. Ir até o local da troca e tirar uma foto com a pessoa que fez a troca.
Seguindo estes dois passos ele conseguiu o impossível. Uma casa nova. Vamos aos fatos:
1. Se eu tentar fazer a mesma coisa será que eu consigo? Provavelmente não. Este tipo de idéia só funciona uma vez, pois ela trabalha com a atenção da mídia pelo inusitado.
2. Será que ele realmente não gastou nada para fazer isso? Fora os custos de translado, estadia e alimentação para realizar a troca é muito provável que ele não tenha gasto nada. Toda a atenção da mídia foi gratuita. E isso fez a diferença.
3. Ele foi empreendedor ou apenas teve sorte? Na minha opinião ele foi muito empreendedor, pois além da idéia ele se preocupou com a execução. Levou muito a sério o plano de marketing e isso foi vital para o seu sucesso. Na verdade o que ele vendeu não foi um clip de papel, foi a propaganda grátis em vários meios de comunicação para cada uma das pessoas que fez alguma troca com ele. E foi muito bem realizado, pois teve um alcance mundial. Pode apostar que as pessoas lá na china estão sabendo desta estória. Assim como você! 😉
Qual lição podemos tirar disso? Em primeiro lugar, nunca desista porque as pessoas acham que a sua idéia é absurda ou inviável. Impossível é algo que existe apenas até a primeira pessoa realizar! Depois se torna possível. Boas idéias surgem aos montes, algumas com bom potencial, mas às vezes elas não saem do papel porque alguém disse ou achou que era impossível de se fazer. Segundo, se sair no jornal, na revista ou na tevê pode partir pra outra, pois a idéia já foi desenvolvida e disseminada. A onda já quebrou e você vai ter que remar muito para tentar pegar essa onda.
Be Wise