Vídeo-aula de estratégia de opções: venda coberta ou financiamento
Vamos a mais uma estratégia para fazer uma grana. Podemos chamá-la de venda coberta, mas tem gente que chama de financiamento.
Esta estratégia funciona quando o mercado está:
- Em tendência clara de alta
- Em tendência lateral
Basicamente consiste em você comprar o ativo e vender uma opção.
É a operação em que o investidor (que vende) não possui em sua carteira as opções que está vendendo. Contudo, ele deve ter em sua carteira, como garantia, as ações-objeto na mesma quantidade das opções vendidas.
Durante o período da validade da opção, o “vendedor” deve entregar as ações-objeto da opção contra o pagamento do valor de exercício. A operação têm como objetivo principal a proteção parcial da carteira contra as oscilações do mercado. Em caso de queda brusca das ações, haverá perda de capital um pouco menor que a posição apenas comprada no papel. Em caso de alta, o investidor terá um lucro inferior à compra isolada do papel.
Fechamento da posição
Entende-se como fechamento da posição vendedora a compra da mesma quantidade da opção de preço de exercício igual ao da opção vendida. No mesmo dia em que a posição for fechada, seus ativos serão desbloqueados. Lembre-se que para fechar sua posição, você deve ter saldo disponível em conta.
Exercício
Exercício de opções é a operação pela qual o titular de uma opção exerce seu direito de comprar ou de vender o lote de ações-objeto, ao preço de exercício.
Caso a opção seja exercida, a corretora realizará a entrega das ações à contraparte (o titular da opção) sem prévio aviso ao cliente, avisando-o posteriormente. Se a garantia da venda for de opções em vez de ações, a corretora exercerá as opções do cliente e posteriormente entregará as ações resultantes do exercício à contra-parte.
Vencimento
No dia do vencimento não será permitida a abertura de novas posições, ou seja, você poderá apenas comprar opções para fechar posições já abertas. Se as opções não forem exercidas até o vencimento, elas “viram pó”, ou seja, não têm mais nenhum valor, e as ações serão desbloqueadas. O desbloqueio das ações se dará no pregão seguinte ao pregão do vencimento.