BRPoint. O primeiro blog com PR7 do Brasil
Bom, o PageRank ainda não é 7, mas tudo indica que vai ser. O Bruno está fazendo uma promoção distribuindo 100 domínios .com grátis. Mas o que está por trás desta promoção que está agitando a blogosfera? Será que ele é um louco esbanjador que não sabe fazer conta?
Pelo contrário. Ele é um gênio, pois usa um tipo de marketing pouco explorado no Brasil. O famoso PayPerPost. Mas o que ele ganha em usar isso ao invés de fazer uma campanha paga no Adwords? Bom, basicamente duas coisas. A primeira é o aumento do seu PageRank. Isso não iria ocorrer com a mesma intensidade se ele apenas fizesse uma campanha no Adwords. E a segunda é que uma campanha no Adwords com orçamento definido tem data e hora para acabar. Isto é, ela não irá deixar rastros. Reviews em blogs não. Eles serão indexados pelo grande oráculo e lá ficarão. É muito provável que se você fizer uma busca com as palavras: blog, PR7 e Brasil este post apareça nos resultados. E como eu estou falando do BRPoint a probabilidade de você clicar no link para visitar o site é gigantesca. Isso irá gerar tráfego para o BrPoint e conseqüentemente clicks. Tenho certeza que ele irá recuperar o investimento em dois ou três meses.
Com este tipo de ação o BrPoint pode ser o primeiro blog nacional a atingir um PR7. Isso seria ótimo para a blogosfera brasileira. E então você me pergunta porque eu estou falando tudo isso? Eu também estou participando da promoção? A resposta é sim. 😀 Melhor que isso. Consegui unir o útil ao agradável. Estou participando da promoção e ao mesmo tempo analisando uma ótima estratégia de marketing.
Ainda com relação à análise do BRPoint um ponto que não me agradou muito foi a união de todos os blogs em sob um único domínio. Preferia quando ele usava blogs segmentados. Claro que isso dificultava e muito o trabalho do Bruno. Sou assíduo leitor do SEO Brasil. Uma sugestão que eu faria era disponibilizar feeds das categorias. Não sei qual a viabilidade de implementação disso, mas acho que seria útil para quem já estava acostumado a acompanhar somente um assunto.
Um outro ponto que o Bruno acerta a mão é em não usar o famigerado leia mais na home do site. Acho péssimo ter que obrigar o leitor a dar um clique a mais para ler algo que ele achou interessante. Os anúncios do Google também estão bem dispostos na home. Eles não atrapalham a leitura do texto em nenhum momento. Acho ruim sites que disponibilizam anúncios do Google no meio do texto.
Para finalizar gostaria de dizer que a promoção que eu estava planejando para o meu blog irá parecer uma porcaria em comparação com a do Bruno. Mas vamos lembrar uma coisa. Ele é problogger, eu não. 🙁
Ganhe um domínio grátis.
Basta participar da promoção que está sendo realizada pelo BrPoint.
Be wise.
Wise Guy,
Há algum tempo, o John Chow vem fazendo algo parecido com isso, linkando em sua página principal a pessoa que fizesse um link para o blog dele com os termos “make money online”.
Inicialmente funcionou, e ele ficou algumas semanas como primeiro resultado no google para este termo. Mas o todo-poderoso não se tornou a maior empresa do mundo ficando parado, e decidiou que não vai considera r mais esta atitude como sendo SEO válido.
Assim, acabou refinando o seu algoritmo que calcula o PageRank, e o “make money online” do John Chow caiu pra lá da quinta ou sexta página de resultados…
Enfim, torço pra que a iniciativa do meu xará dê certo, mas creio que não vai impactar no valor do seu PR.
Pois é Melo,
Eu fiquei sabendo. Li sobre isso esses tempos atrás, inclusive acho que foi no BrPoint hehehe. Uma pena o Google fazer isso, pois eu não vejo nada de errado. Ele não está fraudando o buscador na minha opinião. Independentemente disso acho ótima a idéia de gerar tráfego através de posts ao invés de usar o Adwords. Pode não impactar no PR como você bem disse, mas não há dúvida que isso irá gerar mais tráfego que uma campanha de links patrocinados.
[]’s
Se cada blogueiro decide dar alguma coisa para outros blogueiros linkar uma certa palavra chave para aparecer na primeira página/posição do google imagina o que viraria o google?
Onde fica a relevância do Google? Quer dizer que uma palavra chave relevante é daquele que pode pagar alguma coisa para os outros linkarem aquela palavra chave sem que isso ocorra naturalmente?
No caso do Bruno do brpoint na minha opinião, não é tão grave, ele pede uma resenha mas não faz solicitação nenhuma para nenhum termo específico, apenas um link para o blog dele se não me engano.
Mas enfim, ainda bem que o Google está tomando atitudes contra isso, atrapalha muito isso, um exemplo, se você quer procurar fotos da playboy da carol do bbb7 no google, sabe o que voce encontra nas 10 primeiras ??? Apenas posts caça-paraquedistas com uma pequena nota falando que ela saiu na playboy, isso compromete quem procura as fotos.
Este acima não é o exemplo ideal, por se tratar de fotos de uma revista, mas isso acontece para milhares de outros termos.
Eu adorei essa idéia do Bruno, com os recursos necessários é possível “manipular” tranquilamente o PR 😉
Só uma coisa, o Interney foi o primeiro blgo brasileiro ocm PR7, pelo menos foi o que o Edney falou em umas palestras por aí =p
O Interney era PR7 alguns meses atrás e foi rebaixado.
Pois é, realmente o Interney era PR 7 há alguns meses atrás. Isso era o que eu mais temia quando fui escrever o post. Antes de escrever fiz uma pesquisa no Blogblogs e verifiquei os PR’s dos principais blogs brasileiros. Nenhum deles era igual a 7, pois o Google tinha acabado de atualizar o PR. Depois do questionamento do Pedro eu fui atrás e descobri que o Interney era PR7 mesmo.
A idéia era analisar a forma inteligente como o Bruno estava gerando tráfego para o BrPoint. E com relação à manipulação do PR. Isso sempre vai existir, mas é tão pouco que não chega a influenciar as buscas como um todo.
Como sempre o Bruno e suas idéias maravilhosas. Torço também para que o BRPoint chegue ao PR7.
Alguém tem alguma posição sobre o custo-benefício ? Compensou ?