Como fazer um bom networking

Semana passada estive em um evento da AMCHAM bem interessante. O tema do evento era sobre como fazer um Networking eficiente. O palestrante era o Bernardo Giacometti. Ele deu várias dicas para fazer um networking com sucesso. Estou em contato com a AMCHAM para tentar disponibilizar a apresentação dele aqui no blog.

Enquanto isso quero dividir algumas dicas que eu anotei durante a palestra.

  1. A primeira delas é se preparar para fazer networking. Isso significa fazer uma pré-seleção de quem você realmente quer atingir. Fazer a lição de casa é quase tão importante quanto o próprio networking.
  2. Ter sempre uma base de dados atualizada. No caso do Bernardo ele classifica seus contatos por: cliente, suspect, prospect, fornecedor, interessante e amigo. Não importa como você irá classificar os seus contatos. O importante é que você consiga sempre ter uma boa base de dados e que mantenha o contato com estas pessoas de alguma forma. Eu, por exemplo, uso e-mail para manter meus contatos “vivos”.
  3. Uma dica interessante foi a do elevator speech. Você deve descrever você e o seu negócio em até 30 segundos. Esta descrição deve ser interessante e deve servir de gancho para despertar a curiosidade na pessoa que acabou de te conhecer.
  4. Sobre os locais onde devem ser feitos networking aqui eu faço uma parênteses. O local mais estranho onde eu fui abordado com uma troca de cartões foi um velório. Não preciso nem dizer que a pessoa que me abordou era um prefeito do interior. Ele me passou o cartão na cara dura e começou a falar de negócios na frente da família do morto. Foi uma das situações mais constrangedoras da minha vida. Enfim, nada de fazer networking em velórios. 😉 O Bernardo sugeriu locais como associações de classe, câmaras de comércio, ongs, cursos, eventos e feiras. Se bem executado você pode fazer networking até nos momentos de lazer.
  5. Fazer anotações nos cartões de visitas recebidos é outra boa dica para mais tarde lembrar quem era a pessoa do cartão.
  6. Outro ponto importante é manter a sua palavra. Se você disser que irá entrar em contato, entre! Nada de falar só por falar. É importante manter a credibilidade que você conquistou no contato que você fez.
  7. Se você vai com um grupo de pessoas da sua empresa em algum evento nada de sentar todos na mesma mesa. Vocês não são índios para andar juntos. Lembre-se que você foi ao evento para fazer networking. Então cada pessoa do seu grupo deve sentar em uma mesa diferente. Isso maximiza o número de contatos feito por evento.
  8. E por último a dica mais legal de todas. Use a teoria do 20/20. Chegue a um evento 20 minutos antes e saia 20 minutos depois. Assim você terá tempo de sobra para conversar.

Quero aproveitar o post para dividir uma experiência que aconteceu comigo quando eu morava em Vancouver. Lembro do meu professor de administração levar a classe ao hotel mais luxuoso da cidade para ver os executivos da cidade fazendo networking no happy hour. Ele chamou aquilo de schmoozing que na definição da Wikipedia é: conversar informalmente ou pequeno bate-papo. E era exatamente isso que ocorria. Todo dia, às cinco da tarde vários executivos se reuniam para papear e obviamente fazer networking. Na época ele nos deu várias dicas como levar livros interessantes e deixar sobre a mesa enquanto almoçavamos. Isso era uma forma de iniciar uma conversa com alguém estranho. Não sei se isso iria funcionar aqui no Brasil, já que ninguém lê neste país. 😛

Be wise.

UPDATE: acabei de trocar e-mail com o Bernardo e ele gentilmente nos enviou a apresentação. Eu disponibilizo para vocês a apresentação através deste link, que é do meu disco rígido virtual. Ela está compactada no formato ZIP. Aproveitem.

Also read...

Comments

  1. Se nao me engano acho q foi na edicao de fevereiro ou janeiro que veio uma materia de capa na Voce SA sobre networking. Nao li a materia mas parecia ser muito boa. E demonstrava como fazer networking em horarios de lazer, almoco etc… vale dar uma conferida

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *