Consultoria gratuita de marketing direto

Acabei de chegar de uma palestra da AMCHAM onde o tema era marketing direto. Ela foi proferida pelo responsável por marketing direto dos Correios. Fiquei bem interessado, pois ele falou sobre vários produtos que os Correios oferecem e eu até então desconhecia. Eles inclusive tem uma parte do site dedicado exatamente a isso.

Uma coisa que me chamou muito a atenção nesta palestra é que eles prestam consultoria gratuita. Por exemplo, imagine que você sabe que seus clientes potenciais são pessoas com renda elevada. Os Correios sabem em que bairro eles moram e irão te ajudar na melhor estratégia para atingir seu público-alvo. Em São Paulo é possível inclusive segmentar a busca por atividades, como farmácias, padarias, pequenas e médias empresas.

Uma outra dica é usar o serviço de mala direta postal domiciliária. Ele vem a ser um serviço onde você envia sua mala direta sem saber o endereço do destinatário. Apesar de não saber o endereço do destinatário é possível segmentar vários itens como a faixa de renda, o bairro, se é pessoa física ou jurídica. O melhor é que o preço é bem acessível para quem está com o budget (adoro essa palavra; quando alguém a usa normalmente está querendo impressionar ;)) apertado. O milheiro para uma faixa de peso de 50 a 100 gramas custa R$ 369,50. O legal é que você não precisa comprar um milheiro, pode comprar frações dele.

Apenas algumas considerações finais. Lembre-se que o valor acima é o da época em que este post foi escrito. Com relação ao marketing direto a taxa de retorno e de 3% a 5%. Não espere muito mais que isso, apesar de que vários fatores podem influenciar no resultado, entre eles o folder em si, o seu produto e o desconto que você oferece ao seu cliente. Apesar do retorno baixo eu considero este serviço com um ótimo custo-benefício. Tudo que eu escrevi foi baseado na palestra que eu assisti. Não posso dizer que realmente funciona, mas com certeza assim que surgir uma oportunidade eu irei utilizá-lo. E, claro, irei postar as minhas impressões sobre o serviço.

É bom ver algum órgão público fazendo a sua parte, mas falta muito ainda pra que eu mude a minha opinião sobre o slogan do governo: Brasil, um país de tolos.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. Interessante, tá anotado no caderninho para as próximas tentativas. Os esforços de mala direta que fiz até hoje tiveram um retorno de menos de 1%. Como você lembrou, vário fatores influem nisso. Já fizemos uma empreitada via fax que teve um retorno explêndido por exemplo. Enviei um desenho e uma frase simples que direcionavam para uma tabela promocional no site. Um grande abraço.

    Reply
  2. Legal a sua dica Roberto. Sobre o seu retorno, uma coisa que o palestrante falou é sobre onde você compra o mailing. Isso faz toda a diferença. Ele disse que o melhor mailing que existe é o seu próprio. Uma coisa que me chamou a atenção é que o “mailing” dos Correios é algo mais confiável (já que eles vivem literalmente disso e conhecem fisicamente o endereço de entrega).

    Bom só testando mesmo para saber.

    []’s.

    Ahhh continuo acompanhando seu blog 😉

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *