Consultoria gratuita de marketing direto
Acabei de chegar de uma palestra da AMCHAM onde o tema era marketing direto. Ela foi proferida pelo responsável por marketing direto dos Correios. Fiquei bem interessado, pois ele falou sobre vários produtos que os Correios oferecem e eu até então desconhecia. Eles inclusive tem uma parte do site dedicado exatamente a isso.
Uma coisa que me chamou muito a atenção nesta palestra é que eles prestam consultoria gratuita. Por exemplo, imagine que você sabe que seus clientes potenciais são pessoas com renda elevada. Os Correios sabem em que bairro eles moram e irão te ajudar na melhor estratégia para atingir seu público-alvo. Em São Paulo é possível inclusive segmentar a busca por atividades, como farmácias, padarias, pequenas e médias empresas.
Uma outra dica é usar o serviço de mala direta postal domiciliária. Ele vem a ser um serviço onde você envia sua mala direta sem saber o endereço do destinatário. Apesar de não saber o endereço do destinatário é possível segmentar vários itens como a faixa de renda, o bairro, se é pessoa física ou jurídica. O melhor é que o preço é bem acessível para quem está com o budget (adoro essa palavra; quando alguém a usa normalmente está querendo impressionar ;)) apertado. O milheiro para uma faixa de peso de 50 a 100 gramas custa R$ 369,50. O legal é que você não precisa comprar um milheiro, pode comprar frações dele.
Apenas algumas considerações finais. Lembre-se que o valor acima é o da época em que este post foi escrito. Com relação ao marketing direto a taxa de retorno e de 3% a 5%. Não espere muito mais que isso, apesar de que vários fatores podem influenciar no resultado, entre eles o folder em si, o seu produto e o desconto que você oferece ao seu cliente. Apesar do retorno baixo eu considero este serviço com um ótimo custo-benefício. Tudo que eu escrevi foi baseado na palestra que eu assisti. Não posso dizer que realmente funciona, mas com certeza assim que surgir uma oportunidade eu irei utilizá-lo. E, claro, irei postar as minhas impressões sobre o serviço.
É bom ver algum órgão público fazendo a sua parte, mas falta muito ainda pra que eu mude a minha opinião sobre o slogan do governo: Brasil, um país de tolos.
Be wise.
Interessante, tá anotado no caderninho para as próximas tentativas. Os esforços de mala direta que fiz até hoje tiveram um retorno de menos de 1%. Como você lembrou, vário fatores influem nisso. Já fizemos uma empreitada via fax que teve um retorno explêndido por exemplo. Enviei um desenho e uma frase simples que direcionavam para uma tabela promocional no site. Um grande abraço.
Legal a sua dica Roberto. Sobre o seu retorno, uma coisa que o palestrante falou é sobre onde você compra o mailing. Isso faz toda a diferença. Ele disse que o melhor mailing que existe é o seu próprio. Uma coisa que me chamou a atenção é que o “mailing” dos Correios é algo mais confiável (já que eles vivem literalmente disso e conhecem fisicamente o endereço de entrega).
Bom só testando mesmo para saber.
[]’s.
Ahhh continuo acompanhando seu blog 😉
Legal a sua dica. Realmente os Correios são uma ótima parceria para o merketing direto.
Realmente, dessa eu não sabia. Muito bom,parabéns!