Fail Fast

Para algumas pessoas pior do que a palavra risco é a palavra falhar. A aversão a este tipo de experiência é o que faz com que as pessoas decidam não arriscar. E quem não arrisca acaba por não descobrir coisas novas. Falhar é o molho especial do empreendedorismo. Falhar faz parte da vida. Se você parar para pensar nós falhamos a maior parte do tempo.

Existe uma estatística que diz que 9 em 10 startups irão falhar. Só que esta empresa que sobra será tão bem sucedida que irá cobrir o gasto com as outras 9. Uma coisa importante é saber como falhar. Sim existe regra para isso. Você não pode demorar. Falhar rápido é a melhor maneira de passar pela experiência. É algo doloroso, mas com o tempo você irá aprender que a falha faz parte do processo. É uma das variáveis que nós infelizmente não temos controle. Temos que aceitá-la e partir logo para a próxima etapa.

Infelizmente nossa cultura ocidental não nos permite falhar. Temos que ser perfeitos. E este paradigma nos impede de descobrir novas coisas. De andar por caminhos que ainda não foram trilhados. De tudo que a vida me ensinou até hoje uma das lições mais legais foi esta. Se eu tiver que falhar, que seja rápido.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. Verdade isso que você falou Wise. Desde os meus 17 anos que eu tento montar empreendimentos e todos eles falharam (mais por problema de gestão de pessoal).

    Até agora no meu último eu precisei falhar 4 vezes para achar o caminho certo… tudo isso em um ano… aprendi muito mesmo.

    Precisamos criar uma cultura de que errar é uma das melhores coisas que podemos fazer, pois quando só se acerta, não se aprende de verdade.

    Um grande abraço,

    .faso

    Reply
  2. Pingback: Fail Fast : InvestBlogs

  3. Eu li seu artigo Leandro e concordo com ele. Inclusive acho que um dos maiores problemas é o tamanho do nosso mercado. Ele é muito grande e por esse motivo nos acomodamos e acabamos por desenvolver soluções apenas para o mercado interno.

    Reply
  4. Qual é o artigo? Gostaria de ler…

    Isso que você falou Wise, chega a soar de forma engraçada, pois com o advento da web, qualquer negócio local tem potencial de ser tornar global – basta querer!

    Eu mesmo já estou em movimentando para atingir o mercado extrangeiro, vendo como traduzir os conteúdos que eu já criei e os que serão criados para desembarcar em solo gringo.

    Um grande abraço,

    .faso

    Reply
  5. Como o preconceito é muito grande com a falha em nosso país, ouví de um amigo uma frase bem-humorado que vai ajudar bastante quem já falhou (eu tenho usado e funciona).
    Chegue para a pessoa que está ao seu lado e lhe diga olhando nos olhos: – Estou já no seu segundo milhão de reais… O primeiro desistí.
    hehehehe

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *