Reflexões sobre o Pan

pan.jpg
O Pan está chegando. Grande coisa! Uma coisa que me irrita no modo como estão fazendo as coisas é achar que o Pan é a Olimpíada. Não é não. O Pan é uma competição menor. Muito menor diga-se de passagem. No Pan não são quebrados recordes mundiais. As marcas atingidas pelos atletas no Pan são normalmente medíocres. Isso quer dizer que eles são ruins? Absolutamente (adoro esta palavra, pois ela não quer dizer nem sim e nem não). O problema é que os países sérios usam o Pan como uma preparação para as Olimpíadas. Provavelmente em 2012 veremos vários atletas americanos e canadenses que participaram do Pan do Brasil ganhando medalhas olímpicas.

Mas por que isso não ocorre com os atletas brasileiros? Simples. Porque estamos mais preocupados em mostrar aos outros que podemos sediar uma Olimpíada do que realmente investir em estruturas para os atletas. Grande coisa é sediar uma Olimpíada e não ter atletas de nível com chances reais de medalhas. Isso é hipocrisia. Pior, hipocrisia com dinheiro público. Se todo esse orçamento para trazer o Pan tivesse sido investido em infra-estrutura para os atletas, com certeza teríamos muitas medalhas nas Olimpíadas. Não consigo lembrar de centros de excelência de esportes olímpicos com exceção do vôlei de quadra e da ginástica olímpica. De resto temos atletas excelentes mas com uma estrutura totalmente amadora. Alguém já viu o centro de excelência da luta greco-romana? Ou do levantamento de peso? Ou do boxe? Nem eu.

Alguns pontos que me fazem ter certeza que nós somos índios querendo ser europeus:

  1. O Pan me lembra aquela pessoa que se afunda em dívidas só para comprar um carro importado para mostrar para os outros. Na hora impressiona, mas é bom lembrar que as visitas uma hora vão embora só que a fatura fica.
  2. Eu estive presente no Pan de Winnipeg (cidade com 600 mil habitantes) em 1999. Lembro que quase nada foi construído. Eles só reformaram alguns locais para o evento, pois eles sabiam que o Pan era um evento menor. E o Canadá não parou porque o Pan estava ocorrendo em Winnipeg. Inclusive quase nenhuma notícia era exibida nas televisões das outras províncias.
  3. Para fazer uma comparação, a próxima Olimpíada de inverno ocorrerá em Vancouver, no Canadá. Eles estão construindo alguns locais de competição e reformando outros. Vancouver está para Winnipeg assim como o Rio de Janeiro está para Joinville.
  4. Quando eu escuto que o Pan é o maior evento esportivo das américas eu tenho mais certeza que o brasileiro é um povo totalmente ignorante. De cabeça entre os eventos mais importantes das américas eu consigo pensar na America’s Cup, no US Open e no US Open de tênis. Isso sem falar na NBA, na NFL e na NHL. Cada um desses eventos realizados nas américas é, sozinho, muito mais importante que o tal do Pan. O Pan é a Olimpíada dos pobres; dos fracassados.
  5. Com muito menos dinheiro poderíamos investir em centros de excelência para esportes olímpicos, mas aí teríamos dois problemas. O primeiro, seria mais difícil fazer o desvio de verbas. Segundo, os políticos não teriam nada para apresentar de concreto antes de finalizar seus mandatos para os otários, digo, para o povo brasileiro.

Mais uma vez temos que agradecer aos bons préstimos dos nosso ótimos políticos por mais essa grande contribuição ao país.

Be wise.

Also read...

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *