Sobre metas e objetivos
Fui convidado pelo Conrado do blog Dinheirama a dar minha opinião sobre o tema. Primeiro gostaria de dizer que o Conrado foi extremamente feliz ao escrever este artigo. Ele conseguiu transformar um assunto complexo em algo acessível para pessoas mais leigas sem perder a essência e a qualidade.
Quando eu estava lendo o artigo no Dinheirama o pensamento que me veio à cabeça é a estória que eu divido com você a seguir. Me lembro de uma das primeiras aulas de construção de edifícios que eu tive na faculdade. O professor que lecionava nesta matéria era um verdadeiro mestre no sentido da palavra. Além das aulas com conteúdo técnico ele acabava abordando os mais diversos assuntos. Lembro dele falando sobre programação neuro-linguística, sobre negociação, sobre metas, sobre objetivos, enfim tudo que uma faculdade de engenharia não te ensina. As vezes ele era ridicularizado pelos alunos. Anos mais tarde tenho certeza que todos que passaram pelas suas aulas agradecem pelo algo a mais que ele nos ofereceu.
Falando especificamente sobre o tema deste artigo eu lembro da aula em que ele tocou no assunto de metas e objetivos. Lembro dele pedir para arrancar um papel do caderno, colocar o nome e escrever quais eram os nossos objetivos para daqui cinco anos e o que iríamos fazer para alcançá-los. Ele nos deu 20 minutos para fazer isso e disse que iria valer nota. Após saber disso todo mundo logo começou a “resolver” a prova. Tempo finalizado e ele nos disse: “Agora peguem este papel e guardem ele com carinho. Uma vez por ano leiam o que está escrito nele e vejam se vocês estão se aproximando ou se afastando dos seus objetivos. Se estiverem se afastando reescrevam suas metas.”
Lembro de vários colegas ironizando a atitude dele. Outros reclamavam que não estavam ali para perder tempo e sim para aprender algo. Eu me lembro que naquele dia aprendi a estabelecer metas e objetivos. Tenho certeza absoluta que hoje todos meus colegas, sem exceção, agradecem a este mestre por ensinar muito mais do que estava descrito no currículo da cadeira.
Eu tenho a forte tendência de adiar as coisas. Estabelecer objetivos e metas me ajudam, e muito, a fazer com que a vida siga em frente. Um exemplo foi o plano de negócios da minha empresa nova (que já está em funcionamento. Aguarde mais novidades nos próximos posts). Mais que um documento para conseguir empréstimos, ele serve para nortear os meus passos e para mensurar se eu estou chegando perto do meu objetivo ou não. Para mim, foco é a palavra-chave de todo este assunto. É necessário nunca perder o foco para alcançar seus objetivos. E isso só é possível estabelecendo metas.
É aquela velha estória. Todo mundo quer ficar rico, mas poucos estão dispostos a traçar metas e a cumprí-las para alcançar este objetivo.
Be wise.
Realmente é um assunto que circula a cabeça de muitos jovens. Semana passada comecei a ler o livro “Nunca desista dos seus sonhos” e pelo pouco que li, pude perceber que o livro te ensina a pensar de uma maneira diferente, te dando novos horizontes de pensamentos, fazendo você a refletir sobre seus sonhos e os objetivos que você traça para sua vida. Quem ainda não conhece, não pode deixar de conhecer. Essa é a dica.
Link do Submarino: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=270535&ST=SR
Valeu
nossa, ótima história. As vezes não damo atenção à pequenas coisas que acontecem ao nosso redor e quando percebemos elas realmente mudam o rumo de nossa vida.
Você realmente soube explicar essa idéia de meta e objetivo de uma forma bem humana 🙂
Fernando, que belíssima história. Que lição! Fantástica a forma de definir metas e objetivos e sua importância. Eu tentei usar de uma linguagem simples, e agradeço pelas palavras de reconhecimento, mas você arrebentou! Que bom que aceitou o convite. Agora eu que estou devendo o meme da maneira de blogar, mas ele vai sair. Desculpe a demora. Seu blog é parada obrigatória todo dia, via RSS e ao vivo! Parabéns e obrigado mais uma vez. Grande abraço.
Navarro
http://www.dinheirama.com/blog
Pingback: André Valongueiro » Produtividade com objetivos e metas
Yalli,
Obrigado pela dica de livro.
Pedro,
É bem isso. No fundo as coisas pequenas na vida são as que acabam fazendo a diferença.
Navarro,
Obrigado pelos elogios, mas assim fica difícil controlar o meu ego. 😛
Essa história é muito boa, e vc a contou de um jeito simples e atraente! Qtas vezes não conhecemos pessoas assim, q nos motivam a ampliar nossos horizontes… Essa história me lembra um pessoa q conheci recentemente, tb professor, tb de engenharia, cujo sobrenome é Nascimento. Quem sabe não são a mesma pessoa?
Acho que não Simone. Não era este o sobrenome dele. Ele dava aulas na PUC-PR na engenharia civil no ano 2000.
Pingback: Em bu$ca do primeiro milhão » Blog Archive » Características do empreendedor de sucesso
Pingback: Em bu$ca do primeiro milhão » Blog Archive » Meu mentiroso favorito
Pingback: Prioridades | insiderNews