Um fracassado de sucesso

Bom, creio que tudo que poderia ser dito sobre o grande prêmio Brasil de Fórmula 1 já foi dito. Ou quase tudo. Gostaria de falar um pouco sobre o Rubinho. Esse ano ele me deu um prejuízo. Pela primeira vez desde a sua entrada na F1 ele terminou a temporada na frente do seu companheiro de equipe. Isso me custou algum dinheiro.

Ao pensar sobre a passagem do Rubinho pela F1 fica quase impossível não traçar algum paralelo com a trajetória de um empreendedor. Os fãs alegam que todos queriam ter ganhado o dinheiro que ele ganhou durante todos estes anos na F1, mesmo sem ganhar um campeonato. Mas dinheiro é apenas parte da equação neste esporte. O que move um piloto de F1 ou um empreendedor é o desafio. Ganhar dinheiro é bom muito bom, mas só isso para um empreendedor ou para um piloto de F1 não basta. Nós queremos mais. Vivemos pelo desafio.

A parte da equação que pesa mais para quem pensa assim é conseguir alcançar o objetivo. Eu tenho certeza absoluta que qualquer piloto que senta em um Fórmula 1 ter certeza que pode ser campeão. Sob esta ótica não tem como não dizer que ele fracassou. E para você? Ser um fracassado de sucesso é o suficiente? Pense nisso.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. Gostaria, primeiro, de saber o teu conceito de “fracasso”. O Rubinho é um piloto muito reconhecido lá fora.

    Primeiro porque “competiu” com Schumacher, maior piloto dos últimos 15 anos. Era controlado pelo contrato, que o mantinha como mero espectador e escudeiro do primeiro piloto. E mesmo assim, formou uma dupla imbativel (muito se atribuia ao carro da Ferrari, lógico… Mas se o Schumacher leva o crédito como piloto acima da média por isso, o Rubens também merece).

    Como escrevi em um post do meu blog, o principal fator pro Barrichelo sem conhecido como “fracassado” como vc disse (e muitos dizem), foi ter de preencher a lacuna da morte do Senna. Queriam que ele fosse gênio, mas disso ele não era capaz.

    Acho que se fosse ele com essa chance do Massa nas mãos, seria campeão.

    Um abraço e parabéns pelo blog, muito bem escrito.

    Reply
  2. Olá Adolfo,

    O meu conceito pessoal de fracasso a definição técnica formal do termo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fracasso

    No aspecto de obter um título mundial ele fracassou. Mas escrevi o artigo por outro motivo e não para denegrir a imagem do Rubinho (isso já é feito com muito mais competência por outros blogs).

    Eu acredito que a primeira medida para saber se algo atingiu o sucesso é saber qual o objetivo a ser atingido. Pelo lado financeiro o Rubens foi extremamente bem sucedido. Pelo lado de obter um título mundial ele fracassou miseravelmente.

    A idéia é justamente fazer com que os leitores se questionem o sobre que é ser bem sucedido? Sucesso para uns é completamente diferente do ponto-de-vista de outros. Até onde você quer chegar? Qual a medida que você utiliza para medir se o objetivo foi atingido ou não?

    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço

    Reply
  3. Pingback: LLXL3: A potencial jóia do setor portuário | Em bu$ca do primeiro milhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *